sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago




Hoje morreu um homem de elevada craveira, um lutador, um inconformado, um irreverente, um sr com muito valor.
Tenho que reconhecer o mérito que este Sr tem, teve e terá. É claro como água que nunca mais será esquecido, está imortalizado, tal como Luís de Camões.
Saramago conseguiu o prémio Nobel com uma escrita fantástica e uma forma diferente, pessoalmente não gosto mas verdade seja dita que o sr. sabia sabia.
Saramago era uma pessoa que tomou certas atitudes de sábio mas por outro lado não compreendo certas atitudes. Criticar a Igreja e ser ateu eu percebo, agora ser-se complacente com regimes comunistas totalitários tenho muita dificuldade em perceber.
Pode dizer-se que conseguiu, deixou obra, deixou criatividade, deixou dignidade, deixou uma infinidade de coisas boas e será sempre lembrado por isso.
Eu, ao contrário do que muitos dizem, acho que Portugal não o tratou mal talvez não o tratou como ele tivesse querido.
Saramago, sentiram a sua falta…

1 comentário:

  1. Adoro os livros dele, principalmente "Ensaio sobre a cegueira" e o ultímo "Caim".
    São de leitura díficil, mas a sua interpretação e mensagem é esplêndida.
    Nunca me vou esquecer das suas histórias...

    ResponderEliminar