sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ambiente




Nos dias que correm e com as preocupações ambientais que surgem há o paradigma do desenvolvimento sustentável, desenvolvimento sustentável que não é mais que conciliar o progresso económico e a evolução ambientar sem degradar o planeta.
Desenvolvimento sustentável é satisfazer as necessidades das populações actuais tendo em conta as gerações futuras e o seu bem-estar, usando os recursos, os escassos recursos da terra, de uma forma rigorosa, sem subterfúgios para facilitismos ou má aplicação dos mesmos.
Cada vez mais as empresas procuram criar produtos ecológicos, que sejam aceites por parte do público-alvo, público-alvo este que cada vez exige mais das empresas, da sua componente social e ecológica. Uma empresa que não tenha estas preocupações não é socialmente aceite pela comunidade. É olhada de forma marginal.
Podemos falar sobre a desflorestação da Amazónia, a poluição dos rios, o desastre ambiental que envolveu uma fuga de petróleo de um furo no meio do oceano, com a empresa BP como principal culpada.
Mas podemos ir ao “microambiente”, o ambiente mais doméstico, aquele onde um simples carregar no interruptor, um simples papel que usamos para limpar a boca. Se desmontarmos a cadeia que esta atrás vamos ver que as questões ambientais não estão só relacionadas com as grandes problemáticas.
Em contraste com estas preocupações é a falta visível de ecopontos para as populações. É inadmissível que as famílias tenham que fazer, por vezes, 700 metros para reciclar quando todos nos sabemos o desconforto que é levar os sacos do lixo ao longo de tanta distância.
O ambiente é a nossa vida, não cuidar dele é o mesmo que se suicidar.
Cmps

4 comentários:

  1. ;)
    Belo tema

    Temos sim que tratar do nosso mundo pois só temos este...

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor!
    Estou espantada com a qualidade de escrita.
    Concordo perfeitamente com o que escreveste, não são só as grandes empresas que devem ter cuidado com o ambiente. O cuidado e a atenção para com o ambiente, deve passar por todos nós.
    Mas temo que já é tarde de mais...

    Beijinho, Aldina.

    ResponderEliminar
  3. sem duvida joao gostei deste post interessante continua

    ResponderEliminar
  4. gostei deste tema joao tem pano para mangas, fico a espera de mais sabes actualidade politica que aturmenta o nosso pais ja merecia uma palavrinhas nao ?
    ptt um abraço

    ResponderEliminar