segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Relógio Estratégico



1. Simplista
Produto/serviço essencial, sem extras ;
2. Baixo preço
Risco de guerras de preços e margens mínimas;
Exige que se seja líder nos custos ;
3. Híbrido
Baseado no custo mínimo e reinvestimento em preço baixo e algum tipo de diferenciação;
4. Diferenciação
a) Sem preço premium
O valor acrescentado percebido pelo utilizador gera benefícios na quota de mercado;
b) Com preço premium
O valor acrescentado percebido é suficiente para proporcionar uma política de preço premium;
5. Diferenciação no foco
O valor acrescentado percebido por um segmento particular, garante a possibilidade de fixação de preço premium;
Diferenciação;
6.Preço aumentado /valor standard
Margens elevadas se os concorrentes não reagirem; risco de perda de quota de mercado
7.Preço aumentado /valor baixo
Apenas viável em situação de monopólio
8. Valor baixo / preço standard
Perda de quota de mercado

Fonte: Adaptado de Cliff Bowmann, in Johnson et al., 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário