segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Maçonaria


Não tenho conhecimentos profundos sobre esta organização mas tenho uma opinião sobre aquilo que sei.
A minha definição de maçonaria: Todos sabemos que existe mas não sabemos onde está, com quem está, quem pertence e porque existe realmente. Não está ao alcance de todos, só de alguns a pertença a esta organização. Ora, o secretismo desta organização residem em uma pessoa que queria entrar na dita não sabe como fazê-lo, nem se pode fazê-lo. Logo, é um grupo fechado e bastante restritivo. Quanto a este ponto até se pode “comer”. Quando alguns dizem que serve para promover o bem, a fraternidade, etc. Tudo de bom, o que é correcto, o que está certo. Se é assim porquê tanto secretismo? Porquê tanta dificuldade em que os participantes se assumam como praticante do bem comum e colectivo?
É aqui que reside a principal facto da minha desconfiança. Só é secreto o que não pode ser divulgado, só é secreto o ilegal ou a intimidade de cada um. Não me parece que a intimidade de cada um esteja em causa, aliás, praticar o bem não é uma intimidade que não se deva saber mas sim uma intimidade que deve ser cultivada e praticada.
Sobra, portanto, a ilegalidade. O que não se percebe é onde reside essa mesma ilegalidade. Jogos de poder? Interesses instalados? Troca de favores?
Não sei, mas quando alguém não se assume é porque pretende esconder. Não percebo o que pretende esconder quando, segundo alguns dos próprios, praticam o bem e ideais civilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário