segunda-feira, 18 de junho de 2018

Estranho Mundo

O Mundo, tal como sempre o conhecemos parece estar a acabar, existem hoje desafios à humanidade de elevado grau. Talvez estejamos a falhar ou talvez não estejamos preparados.
Começamos, a longo prazo, pelas alterações climáticas. Um factor que irá condicionar brutalmente a forma como hoje vivemos. No entanto, esperamos que sejam progressivas e que com isso nos consigamos habituar.
No presente, há movimentos estranhos, muito estranhos. Veja-se a aproximação entre a Coreia do Norte e os USA, parece um passo importante para a paz ou será apenas um passo para não existir terror muito em breve?!
A China e os seus mega programas que vão desde tecnologia, IA às energias. Um superpotência que pretende dominar o mundo com a sua corrente e forma de estar.
A Índia, apesar de potência parece não descolar e mantém-se a parte do palco mediático.
Os USA governados por um suporto louco, não acho que assim seja. Acho que está apenas a tentar equilibrar os polos e já percebeu que os EUA estavam a perder a sua importância.
América do Sul, num total confronto, desde a fome, ao crime, à corrupção, à falência. Tudo acontece. Israel, que se comporta como um louco a matar tudo sob a passividade do mundo.
O médio oriente com desafios no campo das energias e a tentar perceber como se manterá na crista da onda o mais tempo possível.
A Rússia, com problemas graves e busca manter-se em cena, matando e mostrando o seu poder.
Por fim, o velho continente, a Europa, apesar de todos os males e defeitos parece o melhor sítio do mundo. No entanto, é o último garante da liberdade no Mundo. A crescente esquerda radical e direita radical ameaçam a paz e busca a destruição de um projecto que, com todos os defeitos, é um grande projecto. O brexit, a migração, as finanças, a inovação e a capacidade de união são os grandes desafios.
Estaremos à altura? Sim, se tudo for progressivo e for acontecendo. Se acontecerem vários cenários em simultâneo parece-se que teremos um mundo sem paz e como nunca o vimos, nem nunca existiu.
Estaremos preparados?

Sem comentários:

Enviar um comentário