quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Internacionalização





Num mundo cada vez mais global, onde todos os dias falam de internacionalização achei por bem deixar umas notas sobre os vários tipos e modos de internacionalização empresarial.
Então podemos identificar 4 opções alternativas:
- Estratégia de empresa local – a empresa aborda o mercado internacional sem esforços especiais de adaptação.
- Estratégia de empresa multinacional – a empresa atende as
especificidades dos mercados onde actua, adaptando
convenientemente os produtos e serviços oferecidos.
- Estratégia de empresa global – a empresa tira partido dos países
onde vale a pena produzir e distribui de forma centralizada os seus
produtos para todo o mundo.
- Estratégia de empresa transnacional – a empresa procura extrair o
máximo de vantagem dos países onde localiza as suas actividades
produtivas e ao mesmo tempo esforça-se por adaptar a sua oferta
aos países onde actua.
Estas são estratégias que devem ser seguidas e ponderadas pelas empresas portuguesas. Só com a internacionalização é possível sair do abismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário