sábado, 11 de setembro de 2010

Na Drogaria




Enquanto estava à espera de ser atendido numa drogaria ouvi umas palavras muito interessantes.
Encontrava-se um senhor, talvez com uns 74 anos pedindo adubo de fundo, e no desenrolar das conversas típicas daquelas lojas o dito sr. disse umas palavras que me pareceram bastante assertivas, pura demonstração do empirismo que tinha feito ao longo da vida. Expressou então “Vivemos num país de estúpidos e de exploradores”.
Estúpidos porque apesar de a verdade estar toda à nossa frente recusamos constantemente em olhá-la, enfrentá-la, preferindo acreditar ou fingir que acreditamos em discursos da treta.
Exploradores porque aqueles que não têm, aqueles que usam o seu poder para enriquecer à custa da exploração dos outros assim como, aqueles que chupam até ao tutano o que o Estado lhes pode dar sem que façam qualquer contrapartida de esforço, esses sim são os grandes exploradores os profissionais do poder, como os profissionais do subsidio e da manipulação fiscal e social.
Este sr. De certa idade que vi a encontrar horas mais tarde com uma enxada na mão, fazendo buracos e dando uso ao adubo que havia comprado.
Certamente que nunca encontraremos aqueles vampiros que arruínam o bom que possa haver com uma enxada na mão!

Sem comentários:

Enviar um comentário