sexta-feira, 14 de outubro de 2011

OETerror


A apresentação do OE2012 constitui um terror para o país, é o melhor (pior) adjectivo que consigo encontrar.
O primeiro-ministro apresenta medidas de grande coragem. O que foi apresentado só seria apresentado se a alternativa existente não existisse. Verdade seja dita, não há alternativa, pelo menos credível. Temos sempre a hipótese de não receber o dinheiro e deixar colapsar totalmente o país, voltando a níveis, arrisco dizer, do inicio do século XIX.
Nada pode abalar a forte vontade de cumprir os objectivos. Uma pessoa viver sem um braço mas sem o coração não! A questão é esta, vamos estar mais pobres mas estaremos vivos caso assim não fosse e não houvesse estas medidas de tão brutal austeridade, estaremos mortos.
O que me preocupa não é estes anos de crise. O que me preocupa e que volvidos estes anos não aprendamos nada com os erros do passado. E que daqui por 20 anos estaremos na mesma situação em que hoje nos encontramos.
Ouve-se muito falar de economia, mas concretamente nada é dito.
O problema económico do país está na afectação dos recursos, em vez de os recursos estarem ao serviço da economia, não. A economia é que tem estado ao serviço dos recursos. Este tipo de afectação só dá a uma conclusão, o colapso económico.
Em situação normal, um choque fiscal alavancaria a economia de forma brutal. O problema disso é que não temos capacidade para dizer aos nossos credores que estamos a abdicar de receitar por uma solução mais instável. Melhor é certo que sim, mas mais difícil de concretização e mais morosa.
Para os jovens, a taxa de desemprego mais elevada do país, os mais formados de todos os tempos, os mais incapazes de levar a bom porto as matérias necessárias ao desenvolvimento. Para eles a solução é uma e só uma. Sair do país e optar por uma experiência no exterior.
A confiança é o elixir de um povo. Nós governamos o mundo, acham que era fácil? Claro que não o era e não foi por isso que abdicamos desse feito com facilitismo. Isto é apenas uma pequena crise num POVO TÃO GRANDE……….

Sem comentários:

Enviar um comentário