quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Assim não vamos lá




Esta imagem é uma demonstração financeira (2010) que consta no Relatório e Contas do Metro de Lisboa. Como é observável o aberrante nível de prejuízo apresentado.
O prejuízo eu até dou de barato.
Vamos a algo mais concreto, nenhuma empresa tem boa saúde quando a parte operacional não regista ganhos. Aqui está um caso onde isso acontece. Em 2010 o valor das vendas que o Metro registou nem chegou para pagar os gastos com o pessoal quanto mais para ter um resultado antes de depreciações, juros e impostos positivo. Assim NÃO HÁ SUSTENTABILIDADE.
O mínimo que se podia exigir a uma empresa deste tipo é que os resultado operacionais sejam, no máximo, pouco negativos. Acontece que as vendas nem chegam para uma rubrica dos gastos.
Vamos ao presente, vamos ver uma notícia sobre a mesma empresa, http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=39742.
Será que no presente se justificaria tais atitudes?
Este comentário «Os trabalhadores não estão de acordo. Entendem que não devem ser eles a pagar a crise porque não foram eles que a criaram», afirmou o dirigente sindical. ONDE é que eles estavam em 2010 quando a empresa já não era sustentável. Não alertaram para esta situação. A minha avó é que não tem que pagar os prejuízos desta empresa. Ela nem nunca andou de metro. Mas como o Estado tem que intervir neste tipo de situações acabamos por pagar todos a factura. Já para não falar do dinheiro que a banca despende nestes casos e não faculta ás empresas privadas.
O país não aguenta que continuem a fazer como se não estivesse mos FALIDOS.
Como este exemplo eu arranjo muitos outros...

2 comentários:

  1. concordo plenamente com o que acabas-te de escrever mas se formos a ver as coisas estão todas ao contrario. empresas que estao a dar lucro vao fechar porque dizem que sai mais rentavel fazer um investimento de 80 milhoes de euros em 2 linhas novas. e as empresas que estao a ficar falidas so pensão e em dar regalias aos trabalhadores se nao ele fazem greve. temos mas e de por os gestores a receber muito menos e a receber premios por objectivos. um bom gestor faz a diferença. se estao a receber tanto ao fim do mes ao menos que façam um trabalho bom. se para mas empresas privadas empresas privadas pensam se este esta mal vem para ca outro fazer o lugar dele porque nao o fazem tambem nas poblicas ???

    ResponderEliminar
  2. já está a limitação de remunerações para os gestores publicos.
    As empresas que dão lucros e que fecham, isso é por questões de gestão, agrade ou não a questão é essa. Não se percebe muito bem o pq de fechar uma unidade onde se produz com elevada qualidade. É perguntar ao Administrador.

    ResponderEliminar