quinta-feira, 22 de março de 2012

As minhas medidas contra a crise

Não chega escrever, não basta fazer diagnósticos e apontar caminhos, é preciso mais. Decidi partilhar aquilo que adoptei em momentos de crise.
Ora aqui vão elas:
- Poupo muito mais, desde sempre me habituei a poupar mas neste momento de crise aumentei o nível de poupança. Metade do meu orçamento semanal fica automaticamente no “porquinho” é como se não existisse. Reduzi o consumo nas saídas com os amigos, reduzi as refeições fora de casa e quando o faço reduzo tudo ao mínimo indispensável. O objectivo passa por tentar poupar ainda qualquer coisa da metade para consumo do orçamento total.
-Passei a andar muito mais a pé e a fazer uma condução ainda mais económica. Passei de uma média de 5,2/l para 5l num 1900 de cilindrada.
-Reduzi nas bebidas, deixei de beber sumos com frequência. Bebo vinho às refeições, para além de ser mais barato ainda é um produto nacional, algo que o país faz bem e que devemos aproveitar. Quanto à saúde, duvido que faça mais male que os sumos, duvido muito mesmo. Realço que bebo um copo de vinho enquanto com sumo bebia dois.
-Deixe de usar papel de mesa. Passei a usar os antigos guardanapos de pano. Não acho nem mais, nem menos higiénico. Acho apenas que é diferente.
-Ando constantemente a apagar as luzes, evitando gastos supérfluos de luz.
- Evito estar demasiado tempo no banho.
- Desfaço a barba sem que a água esteja a correr.
Portanto, estas são algumas das medidas que tomei. É provável que haja mais. Muitas delas já deveriam fazer parte do quotidiano. Não o fazendo com o actual cenário passaram a fazer.
O importante é que quando parto para os gastos só já vou com metade, no momento em que se acabar antes do tempo só tenho uma coisa a fazer. É não fazer nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário