terça-feira, 17 de abril de 2012

Não Aceito


Muito antes de partirmos para outro nível, muito antes de partimos para crítica, para o ataque ao que foi dito e agora é diferente muito antes disso temos que olhar para o que depende de nós.
Se cada um olhar para a sua própria dependência, aí, encontrará certamente decisões a tomar. Decisões que vão ajudar instituições, pessoas, objectos, …, a melhor.
Eu não aceito que se critique variáveis condicionáveis e não se olhe para o próprio umbigo.
Este tipo de atitudes explica em muito o mau funcionamento, se o Estado funciona mal há muitas instituições que são mais pequenas, menos condicionadas e não funcionam no mínimo com a dignidade que lhe era exigida.
Como é que um tesoureiro de uma associação pode criticar o Governo se a associação esbanja dinheiro com o seu consentimento. Como é que um professor pode criticar o Governo quando a sua disciplina é mal dada, e promove o relaxismo. Como é que um médico pode criticar o Governo se atende os doentes sem a compreensão que lhe obrigatória. Como é que a funcionária pública pode criticar o Governo quando é mal-educada para com o contribuinte que lhe paga a remuneração.
Se cada um melhorar o que lhe diz respeito, tudo se vai tornar mais fácil.
É esse o caminho, a crítica é importante mas perceber onde é que podemos melhorar é ainda mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário